Transformação Digital é tema de palestra promovida pela Vinhasoft com a Acomac-Campinas - VinhaSoft

Receba Novidades, promoções e muito mais.

X

Últimas Notícias

Transformação Digital é tema de palestra promovida pela Vinhasoft com a Acomac-Campinas

Com intuito de levar conhecimento sobre a transformação digital ao setor de material de construção civil, o encontro reuniu varejistas da região de Campinas

No dia 6 de junho, a Vinhasoft Sistemas, em parceria com a Acomac-Campinas, realizou palestra sobre o tema “Transformação Digital”, voltada aos associados da entidade.

Um grande público compareceu à sede da Acomac para prestigiar e aprender sobre o conteúdo, ministrado por Alceu Moraes.

O CEO da Vinhasoft abrangeu o assunto de forma intuitiva e sucinta, encantando aos gestores das lojas de materiais de construção.


Além da participação ativa dos lojistas, a palestra ainda teve outro ponto positivo: foram arrecadados alimentos para participação no evento, doados posteriormente à entidade “Poço de Jacó”, da cidade de Monte Mor, que realiza trabalho de recuperação e reintegração de pessoas com dependência química.

Mas, afinal o que é a Transformação Digital?

Mas afinal, o que é a transformação digital?
A transformação digital em prática

Relatando sobre sua experiência no ramo e com base em estudos e pesquisas feitos durante suas viagens ao redor do mundo, Alceu esclareceu sob a temática da Transformação Digital, que é muito mal interpretada pelas pessoas.

“Quantas pessoas aqui acreditam que a transformação digital envolve tecnologia?”, perguntou o palestrante. Diversas mãos foram erguidas e, a partir dessa premissa, o CEO destrinchou sobre a temática, explicando que a transformação digital envolve, principalmente, pessoas: dos colaboradores da empresa ao consumidor.

Ele citou o exemplo da Home Depot  (companhia varejista norte-americana que vende produtos para o lar e construção civil) que, a partir da criação de um canal de comunicação interna, conseguiu alcançar resultados muito positivos, pois, por meio do funcionário, diversas informações sobre o consumidor e maneiras novas de realizar processos da companhia foram obtidas.

Gestão colaborativa: como o funcionário pode contribuir com o crescimento do negócio

A gestão colaborativa é um aspecto muito importante dentro da transformação digital
Funcionários da Vinhasoft prestigiaram a palestra

A gestão colaborativa é um aspecto muito importante dentro da transformação digital e foi ressaltada por Alceu. Hoje, há um gap de informação: o gestor, por não acompanhar ou vivenciar o dia a dia de sua companhia, não tem total acesso às necessidades e nuances do mercado, e pode acabar por não tomar a decisão mais acertada para a empresa. E seu colaborador pode ajudar muito nesse quesito e fornecer as informações para complementar e enriquecer o negócio se entender o propósito da empresa e o pelo o quê trabalha. “Empodere seus funcionários, dê poder de decisão a eles. Escute o que o funcionário tem a lhe dizer”, destacou o palestrante.

Para destacar a relevância desse quesito, o CEO citou que lá na década de 60, quando a humanidade estava em corrida para Lua, alguns trabalhadores da Nasa foram entrevistados e, dentre eles, uma faxineira deu seu depoimento. Ao ser questionada sobre sua função, ela declarou que trabalhava na empresa “que queria levar o homem à Lua”. Ou seja, ela acreditava no propósito e se empenhava em fazer o seu papel, pois estava contribuindo para o cenário maior.

E é a partir desse engajamento, com um mindset definido, que o funcionário pode colaborar cada vez mais com o negócio. Como o colaborador tem contato direto com o cliente, este conhece as operações da empresa e pode fornecer informações e detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos ao tomador de decisão, que não acompanha ou vivencia o dia a dia da companhia em sua plenitude. E esses dados podem ser muito úteis à companhia e usados na criação de big data  para constante melhoria  dos processos de negócio.

Cliente substitui o produto como protagonista do negócio

Alceu também destacou a mudança do mercado: antigamente, o produto era o foco da companhia.

Alceu também destacou a mudança do mercado: antigamente, o produto era o foco da companhia. Uma vez lançado, o objetivo era que a mercadoria ficasse por muito tempo no topo de vendas. E funcionava. Contudo, esse cenário não acontece mais hoje: o tempo útil de um produto é fugaz, uma tecnologia substitui a outra rapidamente. E isso se deve em grande parte ao perfil do consumidor, que mudou.

Esse foi outro tópico bastante destacado: o perfil do cliente atual. O que ele busca? O que deseja? O que fazer para agradá-lo?

o perfil do cliente atual. O que ele busca? O que deseja? O que fazer para agradá-lo?
Público acompanhava a palestra e fazia anotações

O CEO explanou sobre diversos pontos relativos ao consumidor: ressaltou a importância do gestor em descobrir sobre seu público-alvo, procurando maneiras de buscar o que seu cliente gosta, e promover a transformação digital a passos pequenos.

A palestra se prolongou ao longo da noite, pois, o público, interessado, questionava e debatia sobre os assuntos apresentados por Alceu.


Debate e novas ideias encerram a noite com chave de ouro

Ao fim do encontro, um pequeno debate foi realizado pelos convidados especiais Maitê Aranha, da Mactra, e Danilo Marega, da Gôndola, intermediado pelo business development da Vinhasoft, Sidnei Lasta.

Mais informações foram introduzidas pelos convidados e os espectadores tinham como principal dúvida  a introdução da transformação digital em suas lojas e, em especial, como convencer as pessoas que essa proposta é possível no Brasil, e não só no exterior, conforme os exemplos citados durante a palestra.

Alceu finalizou que a mudança precisa ser gradual e que pequenos gestos, vistos como simples, podem alcançar grandes resultados! “Toda a mudança é dolorida se não sabemos o porquê ela ocorre. Agora, quando temos, através de uma gestão colaborativa, dados e informações de consumidores e colaboradores, a definição de um propósito (mindset) torna esse processo mais fácil”, finalizou o CEO.

Raíssa Dias – Analista de documentação da Vinhasoft Sistemas. Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT), Redação e Revisão. Línguas. Atualmente desenvolvendo a base de conhecimento Vinhasoft e o projeto de documentação do nosso software.

Tags:

Deixar uma resposta