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Home office: o novo regime de trabalho imposto pelo Coronavírus

Você pode abrir qualquer rede social nesse momento que vai se deparar com dois assuntos: COVID-19 (coronavírus) ou home office (ou sinônimos, como trabalho remoto). Artigos, posts, dicas de como fazer melhor, melhores plataformas para facilitar reuniões, a lista é infindável.

A pandemia do coronavírus surpreendeu a todos, especialmente os gestores, “de calças curtas”, como diria o ditado, e provou mais uma vez como a tecnologia é essencial para os negócios: diversas empresas acataram à quarentena imposta pelo governo estadual e adotaram o home office.

Mas, e aí, o teletrabalho realmente funciona?

De acordo com o relatório de 2019 da Owl Labs (empresa especializada na produção de dispositivos de vídeoconferência), sobre o “Estado do Trabalho Remoto”, dentre os melhores motivos apontados para se trabalhar remotamente, 79% dos entrevistados apontou que o trabalho remoto melhorou a produtividade e o foco, e quase a maioria (91%) afirmou que, trabalhando remotamente, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é mais adequado.

Ainda, 56% das companhias globais já adotam o home office: chamadas companhias híbridas, essas empresas intercalam entre o trabalho em casa e o no escritório.

Então, percebe-se que o trabalho remoto não é uma tendência, muito menos algo passageiro: já é uma realidade que as empresas precisam se adaptar para garantir sua competitividade e resultados.

Como fazer o home office? A dúvida dos gestores

Dentre todas as dicas que circulam na internet, a mais valiosa e talvez não muito destacada, é o planejamento. Defina metas com seus subordinados e confira os resultados no fim do dia, ou no fim da semana. Métricas são essenciais para que o trabalho se desenvolva de maneira eficiente; o gestor tem controle sobre o que está sendo feito e o colaborador sabe o que deve fazer.

E a tecnologia auxilia demais o home office: existem diversos aplicativos para organização de tarefas e entregas, para videoconferência e também compartilhamento de dados.

A Vinhasoft Sistemas possui a tecnologia do Replicador de Dados, por exemplo. Como o próprio nome indica, este módulo faz a replicação de informações do sistema e permite que o gestor acompanhe os resultados de sua empresa, bem como garante que os colaboradores possam realizar suas tarefas diárias remotamente.

Enfim, são inúmeras soluções oferecidas para organizar o home office e auxiliar para que o impacto da pandemia do COVID-19 não seja tão brusco para as empresas. O gestor, nesse momento, precisa elaborar a estratégia que melhor se aplica ao seu negócio – avaliando porte, tipo de atividade e outros fatores – e continuar inovando para atravessar esse momento tão difícil.

Raíssa Dias.  User experience writer na Vinhasoft Sistemas. Atualmente à frente do projeto da base de conhecimento Vinhasoft. Responsável pelo projeto de documentação do nosso software.

Caso deseje saber mais informações sobre o replicador de dados, basta entrar em contato com nossa customer success Roberta Pires: https://bit.ly/33P6Lve

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1 Comentário

  1. SAT funcionará normalmente após suspensão de atividades - VinhaSoft Diga :
    Postado em 2 de abril de 2020 até 10:41

    […] que fazem uso do aparelho SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) e que paralisaram suas atividades em decorrência da pandemia do COVID-19 (coronavírus) terão os aparelhos bloqueados de forma […]

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