Cybersegurança (ou cibersegurança, em português),também denominada de segurança de tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas é o termo utilizado para designar técnicas de proteção aos dados disponibilizados de forma digital, tais como restrição da informação confidencial a entidades não autorizadas, manutenção da segurança e precisão da informação durante seu ciclo de vida e demais ações que visam a segurança dos dados manipulados.
O cybercrime vem se tornando uma indústria cada vez mais lucrativa e, por consequência, as ações de criminosos estão evoluindo. O Insight Reports,relatório de informações de segurança cibernética da Norton Cyber Security mostrou que, em 2017, o Brasil perdeu U$S 22 bilhões com esse tipo de ataque, o segundo país que mais perdeu dinheiro com o crime; já em 2018, 70.4 milhões de brasileiros foram vítimas de alguma ação de cibercrime, sendo que 42% desse público perdeu dinheiro tentando recuperar informações ou acabou por ser roubado.
As normas de segurança também vêm se tornando mais rígidas: de acordo com a Forbes, a estimativa é de que mais de US$ 100 bilhões sejam investidos em cibersegurança neste ano. As empresas apostam no uso de diferentes softwares e sistemas, dentre eles, machine learning e inteligência artificial.
Nesse cenário, é crucial que o administrador tenha consciência de que está exposto a ataques e precisa precaver-se da melhor maneira possível para proteger as informações de sua empresa e de seus clientes. Abaixo, listamos algumas dicas de como proteger sua rede e lidar com as consequências de um possível ataque.
SOFTWARES ATUALIZADOS, PROTOCOLOS DE SEGURANÇA E CONSCIENTIZAÇÃO DO USUÁRIO
A segurança da informação é caracterizada pela proteção de três pontos cruciais: confidencialidade, integridade e disponibilidade (do termo inglês CIA, Confidentiality, Integrity and Availability).
Para manter seus dados seguros, recomenda-se:
REALIZE O BACKUP REGULARMENTE