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Atendimento ao cliente no varejo

Quando se faz uma pesquisa de mercado para comprar uma empresa às primeiras perguntas que surgem são; quanto ela tem de clientes, quem são os seus clientes e qual é o fluxo de clientes por dia, logo percebe que o cliente é o maior patrimônio de uma empresa.

O cliente sabe disso, sabe que todos esperam por ele e assim decide aonde comprar e de quem comprar, é óbvio que a escolha do cliente está bem relacionada ao preço e a qualidade dos produtos ou serviços, porém, o atendimento é fundamental em suas escolhas.

O atendimento não se avalia apenas pelo trabalho do vendedor, mas sim em todo o processo de compra, desde a chegada do cliente pelo estacionamento, recepção pelos fiscais de loja, facilidade para encontrar o produto e principalmente a agilidade no pagamento (PDV), que muitas vezes encontram poucos operadores de caixa com enormes filas.

Partindo desse ponto, todos os envolvido no processo de compra deve ter a preocupação em atender bem o cliente, não apenas o vendedor que terá sua comissão e o dono da empresa que vai ter lucro, por que se a empresa tiver sucesso todos se beneficiará, ou melhor, tudo o que fizermos pela empresa e pelos clientes estamos fazendo para nós mesmo, muitos funcionários que se destacam pelo bom atendimento chegam a ser promovidos tendo oportunidade de crescer junto com a empresa, vender não é apenas papel do vendedor todos os envolvido deve ajudar o cliente a comprar.

Ouvir o cliente é muito importante para o varejo, por que quando resolvemos o problema de um cliente não estamos resolvendo apenas o problema de um cliente específico, mas de uma série de outros e quando reclamam temos que agradecer por que ele está nos dando dicas de melhorias, se reclamam é porque quer continuar fazendo negócios ao contrário dos clientes que não reclamam e migram para a concorrência.

Seja ético com seus clientes, seja verdadeiro mesmo que for para perder a venda, é melhor perder uma venda que perder um cliente, trate seu cliente como gostaria de ser tratado e seja bem visto por ele, não é bom querer enganar o cliente lembre-se que precisará fazer outros negócios com ele futuramente, é importante atender bem porque quando eles precisar irão voltar assim como também irão falar bem para outros clientes.

O atendimento ao cliente não pode ser visto como um processo operacional, mas sim como uma estratégia de relacionamento com o cliente, é importante que todos estejam preparados para fazer um bom atendimento, não basta ter um setor de atendimento ao cliente e quando o cliente chegar à loja não saber como resolver suas necessidades.

Em fim, atendimento ao cliente é um agente transformador que pode tanto alavancar as vendas como também prejudicá-las e quando há um bom atendimento mesmo que o cliente já esteja de saída da loja após ter comprado todas as suas necessidades ainda haverá oportunidade de vendas, exemplo disso foi um dia de muita chuva vários clientes após as compras aguardavam o fim da chuva na porta da loja para sair, um cliente reclamou para o fiscal de loja que deveria ter alguns bancos para sentar enquanto aguardava, e com toda educação o fiscal respondeu infelizmente não temos os bancos, porém, temos uma promoção de guarda chuvas e o cliente comprou o guarda chuva e foi embora contente com a chuva que caia.

 

Créditos: Administradores

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