Aprenda a proteger seu pendrive de vírus para sempre - VinhaSoft

Receba Novidades, promoções e muito mais.

X

Últimas Notícias

Aprenda a proteger seu pendrive de vírus para sempre

Se você usa algum dispositivo USB como Pen Drive, HD Externo ou HD Portátil já está acostumado a lidar com os vírus. O que acontece é que os vírus pode até não fazer nada, mas modificam os arquivos do Windows deixando-os ocultos e você até avalia que “deletou tudo”, “perdi tudo”. Uma configuração no próprio Windows pode resolver esse problema para sempre. Basta seguir os passos deste tutorial que não tem erro!

VISUALIZANDO OS ARQUIVOS OCULTOS
Se você chegou até aqui provavelmente não está visualizando os arquivos porque o vírus modificou o arquivo e o Windows está enxergando ele como arquivo do sistema. Vá em Painel de Controle do seu computador.

dd

Procure pelo ícone Opções de Pasta, na janela que aparecer clique na aba Modos de Exibição. Em configurações avançadas desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado)”. Desmarque a opção “Ocultar Unidades Vazias”. Marque a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas” e por fim clique em Ok.

unidades-ocultas-arquivos-protegidos

BACKUP (CÓPIA DE SEGURANÇA)
Pronto agora volte ao pen drive e verá todos os arquivos lá. Vamos agora fazer o processo de Backup (salvamento dos dados) do pen drive. Vá até o Pen Drive e clique com o botão direito e clique em Copiar ou Ctrl+ C. Clique em área de trabalho no painel esquerdo do Explorer clique com o botão direito e clique em colar ou Ctrl+V. Está feito o Backup dos arquivos do pen drive.

copiar-arquivos-windows

FORMATANDO E CONVERTENDO DE FAT PARA NTFS
Vamos formatar o pen drive para que todos os vírus que estão nele sejam deletados de vez. Antes de aplicar o processo de proteção do pen drive, teremos que converte-lo de FAT para NTFS. Veja os passos. Abra uma pasta qualquer, vá até “Meu Computador” clique com o botão direito no seu Pen Drive e clique em Formatar…

formatar-pen-drive

Vai aparecer uma janela de formatação de unidade. Em Sistema de Arquivos escolha NTFS, que é o sistema que irá liberar as opções de segurança do pen drive. Feito isso clique em Iniciar. Uma caixa de diálogo vai aparecer dizendo que todos os dados serão apagados. Clique em Ok. Quando a formatação for concluída dê Ok na janela.

ntfs-sistema-de-arquivos

PREPARANDO O DISPOSITIVO USB
Vamos finalmente ao que interessa criar uma pasta na raiz do Pen drive. Essa pasta irá armazenar todos os seus arquivo a partir de agora. Tudo que você for armazenar no Pen drive deverá ficar dentro dessa pasta. Vá até o pen drive abra ele e crie uma pasta. Para criar uma pasta basta clicar com o botão direito do mouse e aponte para a opção Novo e clique em Pasta. Dê um nome para essa pasta.

criar-pasta-no-pen-drive

 

PROTEÇÃO PARA RAIZ DO PEN DRIVE
Se você usa as versões do Windows 7 para trás é necessário ir novamente em Painel de Controle clique na aba Modos de Exibição. Em configurações avançadas desmarque a opção “Usar Compartilhamento simples de arquivo”. Feito isso volte ao seu Pen Drive e clique com o botão direito do mouse sobre o Pen Drive e no menu que surgir escolha a opção Propriedades.

 

propriedades-da-pasta-pen-drive

 

Em seguida abrirá uma janela, 1. Clique na aba segurança; 2. Remova todos os compartilhamentos existes clicando no botão Remover; 3. E em seguida clique no botão Adicionar vai abrir outra Janela. 4. Digite Todos e clique Ok. E Ok novamente.

segurança-pen-drive-

Clicando em Ok voltará para tela anterior, deixe selecionada somente a opção Permitir leitura e de Ok em todas as Janelas.

somente-leitura-raiz-pen-drive

Feito isso você acabou de proteger a Raiz do Pen Drive. Assim a partir de agora nada grava na raiz somente consegue fazer leitura dos dados.

 

PERMISSÃO PARA PASTA CRIADA NO PEN DRIVE
Volte ao seu Pen Drive abra ele. Verá a pasta criada essa pasta está protegida contra gravação, igual a raiz assim como todas as subpastas que você criar dentro dela. Vamos então permitir a gravação nesta pasta porque o vírus ou programa malicioso só consegue instalar na raiz do Pen drive. No seu Pen Drive e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que você criou dentro dele e escolha a opção Propriedades.

propriedades-pastas-pen-drive

Na janela que aparecer clique na aba segurança e selecione todas as opções de permitir e clique em Ok.

permitir-ler-executar-no-pen-drive

PEN DRIVE PROTEGIDO PARA SEMPRE COM SUCESSO
Pronto está protegido seu Pen drive contra vírus e outros males. Fique atento para não copiar nada na raiz do dispositivo USB, pois não será permitido assim o usuário pensa que o pen drive está com defeito mas não é. Somente depois de abrir a pasta ai sim pode copiar os dados para lá.

Ufa! Tutorial extenso, mas acredito que se leu até aqui deu você deu um importante passo para a produtividade e excelência no trabalho, pois ficará livre das perdas de arquivos e muitos vírus chatos.

 

Tutorial extraído de: dicaseinformatica.com

Tags:

Deixar uma resposta